0 Módulo 2


Implicações e fatores de risco 

(26 novembro a 2 dezembro)

CONTEÚDOS

  • Aula inicial de módulo por videoconferência* (2ª feira 26 novembro 12h00**).
  • Fatores facilitadores.
  • Repercussões para a saúde do envolvimento em comportamentos de bullying.
  • Perfis comportamentais dos alunos envolvidos e principais sinais de alerta.
  • Videoconferência* de esclarecimento de dúvidas (esclarecimento de dúvidas com base no documento partilhado) a decorrer na 6ª feira, 30 novembro 12h00**.

MATERIAIS

1. Recursos /Bibliografia essencial:
- Power-point (aula inicial de módulo por videoconferência)
- Carvalhosa, S., Lima, L. & Gaspar de Matos, M. (2001). Bullying – a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português. Análise Psicológica, 4 (XIX), 523-537.
- Lopes Neto, A. (2005). Bullying – comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, 81 (5 Supl), S164-S172.
- Lisboa, C., Braga, L. & Ebert, G. (2009). O fenômeno bullying ou vitimização entre pares na atualidade: definições, formas de manifestação e possibilidades de intervenção. Contextos Clínicos, 2 (1), 59-71.

2. Bibliografia suplementar aconselhada:
- Como apoio à tarefas propostas, sugere-se a exploração do site ABC of Mental Health nomeadamente os recursos para os professores no âmbito dos comportamentos de bullying.

3. Materiais disponibilizados para análise:
- Vídeo animado sobre suicídio (sem tradução)


Atividades Propostas

1 – Participe na Videoconferência* (2º feira – 26 de novembro 12h00**)

2 – Veja (ou reveja) o PowerPoint apresentado na videoconferência.

3 - Esta semana o colega Luis Fernandes, coautor do livro "Plano Bullying- Como apagar o bullying da escola", lança para a discussão um caso prático.
Tendo em conta a bibliografia, os recursos propostos e a sua experiência pessoal, participe nesta discussão na página “Dia-a-dia do Curso…” comentando o respetivo post.


4 – Vá ao wiki do curso  e contribua para a definição, explicitação, desenvolvimento e ilustração dos conceitos propostos.
Note que este wiki se assume como uma base de conhecimento coletiva dos participantes do curso. Por isso mesmo não se iniba de acrescentar, alterar e precisar os textos que já encontrou escritos. Ninguém se vai zangar por isso…

 5 - Contribua para o alargamento do manancial de recursos deste MOOC. No nosso grupo de Facebook  indique-nos links (desejavelmente comentados) para recursos interessantes, sejam do ponto de vista teórico sejam do ponto de vista prático (artigos, relatórios, vídeos, manuais, materiais pedagógicos, etc.).

6  – Participe na Videoconferência* de esclarecimento de dúvidas (com base nas questões colocadas no formulário em baixo) - 6º feira, 30 de novembro 12h00**




* Esta videoconferência será difundida em direto no canal do curso no YOUTUBE. A gravação  ficará disponível no mesmo canal, pelo que pode visualizá-la quando o desejar.
** Hora de Lisboa (para converter a hora para a sua zona clique aqui)
 

MOOC - Bullying em contexto escolar | Powered by Blogger Templates | Editado pelo CCTIC da ESE de Santarém